Retrocomissionamento e Comissionamento em Sistema de Climatização

Retrocomissionamento e Comissionamento em Sistema de Climatização

Conhecer e implementar os processos de retrocomissionamento e comissionamento em sistemas de refrigeração é um papel fundamental quando se trata na qualidade do serviço prestado. Por isso é importante conhecer um pouco sobre cada processo.

Quando falamos sobre processo de retrocomissionamento, estamos falando de uma etapa que visa verificar, examinar e avaliar as condições de uma edificação já existente, visando o conforto térmico, a qualidade do ar e a economia de energia.

O retrocomissionamento também trabalha para identificar os problemas causados pelo desgaste e pelo mau uso de equipamentos e sistemas ou possíveis erros na hora da concepção e instalação do projeto, apontando as possíveis necessidades de reposição e troca, para que a qualidade do ambiente não seja prejudicada.

“O processo de retrocomissionamento tem como objetivo principal estabelecer requisitos atuais dos sistemas prediais (CFR – Current Facility Requirements) e dar as diretrizes para a implantação das ações de correção e melhorias dos sistemas para atingir o CFR”.

O especialista comenta, ainda, como o retrocomissionamento pode melhorar as condições de operação visando a qualidade do ar interior, o conforto térmico e a redução no consumo de energia.

“Em sistemas de ar condicionado, o conforto térmico e a qualidade do ar interior são requisitos básicos, ou, ainda, a razão de ser, o objetivo final de um sistema de ar condicionado. Obviamente, eles são o principal objetivo do processo de retrocomissionamento.”

Este processo, se corretamente aplicado trará resultados sensíveis caso as ações sejam implantadas.

Quanto à redução do consumo de energia, os especialistas na área explicam não se tratar de um requisito adequado a ser considerado.

Caso o sistema possua um consumo de energia que seja baixo, mas que ainda assim incomodem os ocupantes do local (estes se sintam de alguma maneira desconfortáveis como frio, calor ou estejam com problemas respiratórios), nesses casos todo o consumo de energia é um completo desperdício.

Além disso, podem existir medidas de redução do consumo de energia, como, por exemplo, desligar a ventilação de renovação do ar externo, a realização dessa medida é muito comum durante o verão, e afetam sensivelmente a qualidade do ambiente interno (IEQ).

Ao final de um retrocomissionamento, nem sempre haverá uma considerável redução de consumo de energia, isso irá depender de como os equipamentos estavam operando.

Em situações em que o sistema anteriormente operava com inúmeras deficiências em atender os requisitos de IEQ, quando forem feitas as correções e as melhorias no equipamento é muito provável que a carga térmica do sistema aumente, o que demandará um aumento no consumo de energia.

No entanto, através do processo de retrocomissionamento é possível verificar as deficiências do sistema, e assim implantar medidas de aumento da eficiência energética, o que é um resultado real.

Nos sistemas de ar condicionado há muitas oportunidades de aumento da eficiência energética e o retrocomissionamento é uma ferramenta que se mostrou muito eficaz para se obter esses ganhos.

Mas é claro, que além de realizarem os processos de retrocomissionamento e comissionamento em sistemas de refrigeração, é de fundamental importância que sejam implantadas medidas de persistência.

Essas medidas envolvem o treinamento e capacitação de equipes, bem como índices de benchmarking (para verificação) de forma a garantir os resultados que são esperados.

O retrocomissionamento e comissionamento em sistemas de refrigeração de uma instalação é um processo documentado e estruturado de engenharia que tem por objetivo assegurar que os sistemas desta instalação sejam projetados, instalados, realizem suas operações e tenham o desempenho definido pelos responsáveis pelo empreendimento.

Esses processos podem ser aplicados tanto em novos empreendimentos, como em sistemas de expansão já existentes em caso de ajuste ou modernização dos sistemas.

De forma mais clara, o processo de retrocomissionamento e comissionamento em sistemas de refrigeração são um conjunto de técnicas e procedimentos integrados que serão aplicados com a finalidade de inspecionar todo o empreendimento desde suas peças de forma individual, até os sistemas atuando em conjunto.

Em outras palavras o processo de retrocomissionamento e comissionamento em sistemas de refrigeração visa assegurar que a instalação funcione conforme ela foi definida, com uma melhor qualidade.

A qualificação de uma instalação é um processo semelhante, e que possui praticamente a mesma finalidade, porém aplicada à instalações que precisam atender requisitos regulamentares para os sistemas e componentes que tenham impacto direto na qualidade do produto, definidos por uma análise de risco.

O comissionamento e a qualificação são dois processos indissociáveis. O comissionamento analisa, de forma sistemática, o sistema como um todo, e está relacionado com os conceitos de engenharia, enquanto a qualificação visa os itens que impactam a qualidade do produto, estando relacionada ao bom funcionamento do produto e aos impactos que os sistemas de engenharia podem causar.

É importante destacar mais uma vez, que o retrocomissionamento e comissionamento em sistemas de refrigeração é aplicado para qualquer tipo de instalação, inclusive nas de AVAC. Quanto mais complexo o nível de interações energéticas e operacionais de uma instalação, maior é a necessidade de se aplicar um bom e aprofundado sistema de retrocomissionamento e comissionamento.

O investimento feito em um bom retrocomissionamento e comissionamento em sistemas de refrigeração, se paga em um curto lapso de tempo de uso da instalação, pois, durante as fases iniciais reduz a possibilidade de retrabalho e perda de tempo.

Na fase da instalação, possibilita correções prematuras de desvios de especificações e na instalação, já na fase de operação, elimina os problemas de falhas de programação dos sistemas de controle e o resultado é percebido finalmente no desempenho da instalação como um todo.

É importante que as empresas que ofereçam os serviços de retrocomissionamento e comissionamento em sistemas de refrigeração, invistam também em informações técnicas sobre os seus equipamentos disponibilizadas para o seu cliente.

Os funcionários que trabalham diretamente nesse processo também necessitam de conhecimento profundado para que a sua qualificação seja realmente efetiva, os treinamentos na área são considerados como investimentos na prestação de um melhor serviço e satisfação do cliente final.

As atividades do processo de retrocomissionamento e comissionamento podem ser aplicadas em qualquer fase do empreendimento, desde seu início até a entrega da unidade para o seu cliente final.

Top