Os gases refrigerantes que são comumente usados no setor de refrigeração e dos equipamentos de ar condicionado, são gases que prejudicam seriamente o meio ambiente se forem liberados sem nenhuma responsabilidade.
A grande parte dos gases que entra em contato com atmosfera é proveniente de vazamentos que podem ocorrer nos sistemas. Para evitar que haja esse tipo de problema várias medidas começaram a ser tomadas pelas empresas para otimizar a utilização dos fluidos refrigerantes, uma delas é a reciclagem de gases refrigerante.
O processo de reciclagem de gases refrigerante é classificado como o “desempenho pleno consumindo o mínimo de energia” … apesar de ser ainda pouco utilizado no Brasil, a reciclagem de gases refrigerante HCFC R-22 é uma das formas de garantir que ocorra o pleno desempenho dos equipamentos e instalações, sem contar na questão da economia para as empresas!
O procedimento de reciclagem juntamente com outras ações, permite evitar falhas que geralmente ocorrem tanto nos sistemas de refrigeração, como nos sistemas de climatização, também serve para prolongar a vida útil dos equipamentos e reduzir o consumo de energia das máquinas.
A reciclagem de gases refrigerante HCFC R-22 como de outros gases, tem como foco principal, garantir a redução dos contaminantes em fluídos refrigerantes usados através da separação de óleo, remoção de não condensáveis e redução de umidade, ácidos e materiais particulados a níveis prescritos nas normas técnicas (referência AHRI 700).
Recomendado para todo o sistema de climatização / refrigeração que constatado a necessidade através do analise (identificador de gases) e ou através da perda de rendimento e seguidas falhas (principalmente compressor danificado – fadiga), o Retrofit de Gases é um procedimento que pode ser executado “in loco” ou em uma central de reciclagem, desde que a empresa seja especializada e tenha equipamentos e mão obra apropriados… porém os testes que comprovaram a qualidade do gás reciclado deve ser realizado em laboratório (envio de amostragem). Importante mencionar que utilização de gás reciclado, deve ser no mesmo equipamento que foi retirado e ou equipamento similar com as mesmas características técnicas… pois para comercialização e ou outras finalidades, o gás deve ter outro tratamento que é a Regeneração.
Etapas que ocorrem na reciclagem de gases refrigerantes
Para que seja feita de maneira correta a reciclagem de gases refrigerantes é necessário que algumas etapas sejam respeitadas nesse processo. Veremos a seguir, de maneira resumida, cada uma delas.
Etapa de recolhimento
Essa é a primeira etapa, é onde se inicia a reciclagem de gases refrigerante. Para que se inicie o processo é necessário realizar o recolhimento através de equipamentos específicos, como por exemplo, bolsas recolhedoras.
É de fundamental importância essa etapa para que não haja vazamento de nenhum fluido refrigerante. Por esse motivo, assim que este fluido é recolhido ele é armazenado em um recipiente provisório, evitando os possíveis vazamentos.
Etapa da regeneração (ou etapa da reciclagem)
Essa é a etapa que sucede a etapa de recolhimento, pois nesse momento os gases serão direcionados para Centros regionais de regeneração. Nesses centros as impurezas presentes nos fluidos refrigerantes serão retiradas, gases não condensáveis e umidade são bem comuns de serem encontradas.
Nesse momento ocorre de fato a reciclagem de gases refrigerante, pois aquele fluido que está contaminado será tratado por um equipamento que irá filtrar as impurezas que estão ali presentes.
O recolhimento nessa etapa de reciclagem de gases refrigerante é importante pois ajuda a minimizar os vazamentos de fluidos refrigerantes durante todo o processo em que é feita a manutenção dos equipamentos, e ainda diminui a demanda de utilização de fluidos novos.
Etapa da reutilização
Essa é a dita última etapa da reciclagem de gases refrigerante, pois ele estará no ponto para voltar aos equipamentos e ser novamente utilizado. No entanto, antes que ele retorne ao seu fluxo normal, ele precisa ser “atestado” de sua qualidade de fluido regenerado.
Para isso, são realizados alguns testes laboratoriais a fim de ratificar o seu nível de pureza (o nível de pureza exigido após a reciclagem de gases refrigerante é de 99,8%, este é o mesmo nível de um fluido novo).
Até o presente momento, não há no mercado de fluidos refrigerante, um gás que seja 100% limpo e que não cause nenhum tipo de danos ao meio ambiente, no entanto o valor de 99,8% atesta que a agressão ao panorama ambiental será a menor possível (até hoje conhecida nesse mercado) por isso os testes de qualidade devem ser rigorosamente executados.
Após a reciclagem de gases refrigerante os impactos ao meio ambiente são diminuídos, e além disso as empresas economizam cerca de 20% do valor na compra de fluidos que passaram pela reciclagem de gases refrigerante, há ganho de ambos os lados.
Quando optar pela reciclagem de gases refrigerante?
É importante que você tenha em mente que investir na reciclagem de gases refrigerante é algo que vale a pena estar previsto em seu orçamento. Existem algumas razões que provocam um alto índice no consumo de fluidos refrigerantes, e a partir daí você deve se atentar para optar pela reciclagem de gases refrigerante.
• A primeira razão é a má qualidade tanto na manutenção dos equipamentos e nos seus consertos periódicos.
• Ausência de atividade de manutenção preventiva, ou de realização de vistorias periódicas para evitar problemas nas máquinas.
• Ausência de mão de obra qualificada ou de equipamentos corretos para a realização das manutenções.
Ao optar pela reciclagem de gases refrigerantes, é importante que seja feita uma pesquisa sobre a empresa que estará responsável por esse processo. Você deve confiar que os seus funcionários recebem o treinamento para executarem todas as etapas com o maior cuidado possível para que o meio ambiente não seja prejudicado, nem seus equipamentos.
A gás-eco é uma empresa que se preocupa em ofertar uma qualidade máxima em seus processos de reciclagem de gases refrigerante, sempre colocando a preocupação com o seu cliente e com o meio ambiente acima de qualquer outro interesse.
Por isso seu nome no mercado de reciclagem de gases refrigerante é um dos mais referenciados, devido à seriedade nos processos.