Você sabe como é feito o descarte de cilindro de gás? Entende como é importante que esse descarte de cilindro de gás, seja feito da forma adequada? Este artigo trará para você todas as informações sobre o correto descarte de cilindro de gás.
A destinação final de embalagens descartáveis já é uma preocupação constante, pois quando há o descarte incorreto muitos danos podem ser causados ao meio ambiente.
Sabemos que os cilindros de gás, carregam os fluidos refrigerantes que se apresentam de forma líquida, nessa forma ele é incompressível. Se o seu manuseio no momento de ser feito o descarte de cilindro de gás for feito de forma inadequada, poderá ocorrer um vazamento que trará prejuízos financeiros e ambientais.
Quando a temperatura se eleva há uma dilatação nos cilindros de gás, se existir espaço que comporte toda a dilatação que irá ocorrer, não há nenhum perigo ofertado, nem para as pessoas que se encontram no local, nem para o meio ambiente.
No entanto, para manusear cilindros de gás e realizar a sua substituição é necessário que o profissional que irá executar essa atividade, saiba como realizar o de descarte cilindro de gás. A gás-eco é uma empresa que se preocupa com essa capacitação específica dos seus funcionários, e por este motivo, se torna referência no mercado do descarte de cilindro de gás.
Confira a seguir como fazer a operação do descarte o cilindro de gás de forma segura e sustentável.
Dividimos o processo em cinco etapas para que fique mais didático e de fácil compreensão como deve ser feito o descarte de cilindro de gás. Observe a seguir:
1) Procure se certificar de que não há produto dentro da embalagem.
Para isso, será necessário acoplar um manômetro ao cilindro de gás e fazer a leitura da pressão.
Para os valores acima de 0 psig (50 a 67 kPa), considere que existe ainda algum fluido refrigerante no interior da embalagem. Antes de realizar o descarte de cilindro de gás, remova o produto que ainda permanece nele, faça isso com o auxílio de uma recolhedora de fluido refrigerante, com um cilindro apropriado. É importante que essa etapa seja feita com bastante atenção para que nenhum dado dos valores de presença de fluidos refrigerantes sejam interpretados erradamente e o descarte de cilindro de gás comece a ser feito de forma incorreta.
2) Recolha o produto da embalagem até o manômetro indicar 0 psig (50 a 67 kPa). Novamente a sua atenção deverá ser voltada para a leitura da pressão. Os valores iguais a 0 psig (50 a 67 kPa) indicam que não existe fluido refrigerante no cilindro. Neste caso, você deverá prosseguir com o processo de descarte do cilindro de gás. 3) Abra a válvula do cilindro
4) Efetue um furo no lacre de segurança da embalagem, para evitar sua reutilização, essa é uma medida de segurança que deverá sempre ser tomada. Importante: Apenas realize essa etapa com DAC’s e após certificar-se de que não há mais produto dentro do cilindro.
5) Envie a embalagem para uma empresa que faça a reciclagem e destinação de materiais metálicos. O descarte de cilindro de gás deverá ser feito pela empresa que possui experiência nesse tipo de descarte de material. Procure sempre as procedências de quem fará esse descarte para evitar insatisfação no desemprenho do descarte de cilindro de gás.
Observação: Se for utilizada apenas uma parte do conteúdo do cilindro, o restante do produto pode ser mantido na embalagem original, fechada, para posterior utilização, desde que esta seja armazenada adequadamente para evitar futuros vazamentos.
As condições recomendadas para armazenamento de embalagens com produto são:
• Área seca e bem limpa.
• Local bem ventilado.
• Estar afastada de fontes de ignição e protegida das variações climáticas.
• A temperatura desses locais em hipótese alguma poderá ultrapassar 52°C.
Ao contratar uma empresas para que esta realize o descarte de cilindro de gás é importante estar atento a algumas observações que devem ser feitas por elas:
1. Em primeiro lugar, informe à empresa a quantidade de cilindros que deverão ser realizados os descartes. Também é importante informar qual a substância que está contida nos mesmos. Assim a empresa que irá realizar o descarte de cilindro de gás saberá como iniciar e dar continuidade ao procedimento.
2. Depois que a etapa citada anteriormente for realizada de forma correta, é chegada a hora de transportar os gases para as estações que cuidam do descarte de cilindro de gás.
As empresas sérias que trabalham com esse tipo de transporte de resíduos químicos possuem uma autorização do Instituto Brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais (IBAMA), e também uma licença específica para realizar este procedimento.
Isso porque os cilindros que possuem gás residual, assim como a maioria dos gases refrigerantes possuem riscos reais ao meio ambiente se o descarte de cilindro de gás não for executado de forma correta.
3. A empresa deverá retirar o gás que permaneceu nos cilindros (cada empresa realiza esse processo armazenando os gases remanescentes em cilindros maiores para que haja, posteriormente uma reciclagem dos fluidos.
Essa reciclagem além de diminuir o valor dos gases refrigerantes, ajudam as empresas a se preocuparem com a forma correta de realizar todo o descarte de material.
4. O cliente deverá cobrar a assinatura do manifesto de destinação que a mesma deverá emitir (há variações para a emissão desse manifesto que muda de um estado para o outro, é necessário pesquisar como é feita no estado em que a empresa se localiza).
5. A empresa deverá emitir um certificado de destinação após o descarte de cilindro de gás, nesse certificado constará o recebimento do gás.
Não há dúvidas de que a realização do descarte de cilindro de gás é um processo bastante minucioso. Por isso as empresas que são responsáveis pelo descarte de cilindro de gás investem na capacitação dos seus funcionários para que todas as etapas sejam feitas da melhor forma possível.
O ideal de valor dos funcionários que trabalham diretamente com o descarte de cilindro de gás é desempenhas suas ações colocando sempre a segurança e o meio ambiente em primeiro lugar, por consequência de um bom trabalho a empresa aumenta o seu valor de mercado graças a sua responsabilidade social. O compromisso das empresas não é somente com quem contrata os seus serviços de descarte de cilindro de gás, mas também com o meio ambiente que precisa ser preservado da presença de gases poluentes.