Regeneração de fluido refrigerante

Regeneração de fluido refrigerante

É importante, ter consciência em todos os âmbitos profissionais, principalmente quando o seu trabalho, se não for feito corretamente, pode acarretar em problemas no ambiente.
Em nossa rotina de trabalho devemos ter a responsabilidade de lidar com o fluido e para isso devemos estar atentos a três fases:
• Fase do recolhimento.
• Fase da reciclagem.
• Fase da regeneração.
Nesse artigos detalharemos mais a última fase, a de regeneração de fluido refrigerante, no entanto, seguiremos de maneira sucinta com uma explicação sobre as outras fases.

Fase do recolhimento e fase da reciclagem

As fases que antecedem a regeneração de fluido refrigerante, são a de recolhimento e reciclagem. No processo de recolhimento há a retirada dos fluidos de um equipamento de refrigeração (ou aparelho de ar condicionado), e o armazenar em um recipiente em que não haja possibilidades de vazamento

Já no momento da reciclagem há uma retirada de impurezas para que o fluido possa ser reutilizado tanto no aparelho que foi retirado quanto em outro. Há processos como filtração e destilação.

Regeneração de fluido refrigerante

O processo de regeneração de fluido refrigerante só pode (e deve) ser realizado por centrais que são credenciadas pelo plano nacional de eliminação de gases que afetam a camada de ozônio.

Esses locais são chamados de centros de regeneração, e as empresas que desejam se tornarem centros de Regeneração de fluido refrigerante precisam obter a licença ambiental e fazer a solicitação de equipamentos junto ao Ministério do meio ambiente (MMA).
Durante a regeneração de fluido refrigerante, os gases passam por equipamentos que irão retirar as impurezas que estão contidas neles como, por exemplo, gases não condensáveis, pequenas partículas e também umidade. Os equipamentos usados na regeneração de fluido refrigerante são altamente capazes de filtrar essas partículas.

Por que é importante realizar esses processos nos gases refrigerantes?

Como muitos equipamentos ainda permanecem usando gases CFCs, no momento de sua manutenção os vazamentos desses gases no ambiente são evitados e com o processo de regeneração de fluido refrigerante, os gases podem ser novamente utilizados, evitando assim uma nova demanda de gases.

Por que é vantajoso o processo de regeneração de fluido refrigerante?

“Adquirir gás HCFC barato e com certificação de pureza e origem” … Essa é a uma das propostas para Regeneração de Gases HCFC. É realmente notório que por mais que haja um apelo ambiental a questão financeira é um ponto chave quando falamos em regeneração de fluido refrigerante.

Ao permitir que haja a liberação do gás refrigerante da atmosfera há a efetivação de um crime ambiental. Quando analisamos a questão financeira é possível observar que os gases regenerados custam até 40% mais barato e tem qualidade de origem e pureza atestado por laboratório nacionais.

Como ocorre a qualificação da pureza após a regeneração de fluido refrigerante?

A qualificação de pureza segue as normas técnicas federais (destacando ABNT NBR 15960: 2011 – Fluidos frigoríficos — Recolhimento, reciclagem e regeneração (3R) — Procedimento).

A regeneração de gases HCFC R-22 como também de outros gases, além de garantir a redução dos contaminantes em fluídos refrigerantes usados através das etapas de: separação de óleo, remoção de não condensáveis e redução de umidade, ácidos e materiais particulados a níveis prescritos nas normas técnicas (referência AHRI 700), também garantem a pureza do mesmo.

Em outras palavras, o fluido frigorífico precisa passar por vários testes dentro do laboratório para atingir um nível de pureza de 99,8% (mesmo nível do fluido virgem ou recém-fabricado), ou seja, um nível de excelência para uso.

Como evitar problemas de fuga dos gases nos equipamentos?

A melhor forma de se evitar que haja fuga nos gases é a prevenção, nesse caso sempre ser feita uma manutenção preventiva, sempre verificando as vedações e se estão deterioradas, se há falha em algum sistema.

Além disso é importante sempre conscientizar a equipe que trabalha nas etapas de reciclagem e regeneração de fluido refrigerante, da preservação do meio ambiente, uma equipe consciente, sempre busca trabalhar com excelência.

Aqui em nosso país foi criado um programa de entrega de recolhedoras, equipamentos que fazem a reciclagem e das centrais de regeneração de fluido refrigerante através do PNC (plano nacional de eliminação dos CFCs.

E não apenas foi criado esse programa, como juntamente com o GTZ e o SENAI, há a realização de treinamentos em parceria com as empresas e profissionais para que todos que trabalham com reciclagem e regeneração de fluido refrigerante aprendam a importância desse tema.

Como garantir a qualidade dos gases nas etapas de reciclagem e regeneração de fluido refrigerante?

• Utilizar para cada fluido refrigerante um cilindro de armazenagem diferente, não se deve realizar mistura de gases.
• Após realizar a coleta do fluido, identificar o seu cilindro com a substância que há nele, e em que processo ela se encontra.

Por esses motivos que somente uma central de Regeneração de Gases é autorizada para fazer esses procedimentos, pois qualquer erro, ou pequena falha que haja nesse processo poderá levar a um dano tanto financeiro quanto ambiental.
Esse procedimento passa por uma análise físico-químico para assim ser comercializados sem nenhuma restrição, caso aconteça algo fora do padrão, a empresa responsável que deverá arcar com as providências cabíveis.

Como é realizado o passo a passo da regeneração de fluido refrigerante? Para que finalmente você entenda todo o processo que ocorre para que haja a regeneração de fluido refrigerante, vamos demonstrar passo a passo das etapas que ocorrem:
1. Primeiramente o técnico irá realizar a solicitação da visita da recolhedora.
2. A recolhedora chegará ao local, e irá recolher os fluidos (gases) refrigerante dos equipamentos que serão indicados pelo técnico.
3. Todos os fluidos, após serem armazenados corretamente serão encaminhados para os pontos de coleta.
4. Depois de todas as análises os pontos de coleta enviam os fluidos refrigerantes para a central de regeneração.
5. A central irá analisar o tipo de contaminação e o fluido que foi tratado.
6. Na central ocorrerá a regeneração de fluido refrigerante.
7. O fluido refrigerante poderá voltar ao mercado com o seu custo bem menor (cerca de 30%) em relação ao gás novo.

Top