Análise de Gases Refrigerante

Análise de Gases Refrigerante

Os sistemas de refrigeração necessitam de gases refrigerantes para que o seu funcionamento permaneça de forma efetiva e eficaz. Esses fluidos possuem uma característica de transformar o seu estado físico indo de acordo com as etapas do ciclo da refrigeração.
São os gases refrigerantes que são responsáveis por promover a absorção do calor do ambiente, realizando o seu transporte até as saídas de ar dos equipamentos, exatamente por isso é importante periodicamente realizar a análise de gases refrigerantes.

O que é uma análise de gases refrigerantes?
Essa análise de gases refrigerantes, atua como um processo de identificação de quais contaminantes existem e quais as impurezas que podem estar causando um mal funcionamento do equipamento em questão.

Quando realizar uma análise de gases refrigerantes?
Cada empresa possui um padrão de critérios para poder solicitar uma análise dos gases refrigerantes, no entanto existem alguns casos que necessitam de atenção para que sejam feitas as análises de gases refrigerantes, são elas:
• Cargas de gases uma atrás da outra.
Quando um equipamento necessita de várias de gás, isso pode estar indicando que existe um vazamento ou umidade.
• Quando for realizada a manutenção preventiva.
Periodicamente é importante realizar a manutenção dos gases e nesse momento é bastante oportuno realizar análise de gases refrigerantes.
Por que analisar os gases refrigerantes?
A ideia é uma só, o fluido refrigerante (ou gás refrigerante) é condensado e evapora, absorvendo o calor e como resultado dessas interações físicas teremos o “frio” no ambiente.
Porém, foram realizadas algumas análises com centenas de amostras, onde foram observadas que cerca de 58% dos equipamentos possuem gases não condensáveis e que uma média de 50% dos fluidos lubrificantes carregam algum tipo de deficiência.
Agora é importante fazer uma análise dos gases não condensáveis, vejamos um exemplo onde a conta é direta e simples, Observe:
20% de gases não condensáveis no sistema frigorigeno é igual a:
20% de perda de eficiência térmica.
20% de perda de eficiência energética.
20% de aumento de probabilidade de defeito nos equipamentos.

Muitas vezes os técnicos constatam essa irregularidade (“não gela a contento”) e, nesse caso, eles indicam a substituição total do fluido e demais serviços como solução…

Essa substituição resolve a minimização de irregularidades, no entanto, gera um passível contaminado de fluido refrigerante armazenado sem nenhuma utilidade, onde na realidade deveria ser realizado uma análise de gases refrigerantes.

Isso sem contar que alguns técnicos simplesmente não entendem o risco ambiental que esses resíduos provocam caso sejam liberados na atmosfera.

No caso de irresponsabilidade ambiental temos a Lei 9.605 – 12/02/98 – seção III – art. 54 – § 2º – V + Instrução Normativa Nº 14 – MMA (20/12/2012), art. 11, 12 e 13 “11 (proibido a liberação SDOs na atmosfera – penalidades de até 5 anos de reclusão).

Como a Gas-eco se posiciona na análise de gases refrigerantes?
A Gas-Eco é a única empresa do setor, que fornece uma ampla experiência em engenharia e em química. Isso permite que haja uma eficiente resolução dos problemas relacionados a refrigerantes/óleos e que se encontre soluções para as situações de missão crítica.

Nos últimos anos, a Gas-eco analisou (estudou) centenas de amostras de fluidos refrigerantes, também de óleos e o seu impacto no desempenho do sistema dos equipamentos.

O nosso maior foco e desafio é nunca ser complacente e lutar por melhores soluções que venham a trazer benefícios aos nossos clientes, sem deixar de possuir responsabilidade com o nosso meio ambiente.

A Gas-eco ofereceu seus serviços para vários clientes comerciais e industriais. Mostramos repetidamente o alto valor que um cliente recebe em troca de um custo inicial mínimo. Nosso objetivo é um serviço extremamente eficiente, auxiliando na operação e manutenção dos sistemas de refrigeração e climatização do cliente nos mais altos níveis de padrões de qualidade e confiabilidade na redução de energia.

Quais os benefícios da gas-eco na análise de gases refrigerantes?
Alguns benefícios importantes resultantes da abordagem de pacotes das organizações que contratam os serviços da gas-eco para a análise de gases refrigerantes, incluem:
• Otimização do sistema.
• Um sistema mais atual e confiável operação do sistema.
• Identificação de energia em potencial levando à redução de custos.
• Diminuição de emissões ambientais.
• Informações detalhadas de contaminantes como: óleo, umidade, não condensáveis, ácido, cloretos e particulados.
• Promover a economia circular.

Também no desempenho do chiller ao longo do tempo e sua relação para: Evitar excesso de custos e perda de receita devido a paradas não planejadas para manutenção e reparos desses equipamentos.

Quando se desenvolve o hábito de se ter uma abordagem preventiva e preditiva, quanto a análise de gases refrigerantes, a consequência é a redução dos custos atuais de manutenção.

A Gas-eco faz uma análise e diagnóstico entre os gases refrigerantes, óleo e todos os tipos de contaminantes agressores, e os seus efeitos no desempenho dos equipamentos de refrigeração e climatização.

Forneceremos as melhores soluções para tratar todos os problemas relacionados aos fluidos contaminantes com o nosso processo de análise de gases refrigerantes.
Embora não seja uma novidade a análise de fluidos individuais, nosso diferencial é adicionar elementos importantes, como a interpretação individual e coletiva dos resultados dos testes, seguidos por recomendações baseadas em nossa extensa experiência em engenharia e em química.

Também é possível contar com a avaliação de desempenho através da telemetria e do monitoramento, que são formas detalhadas para auxiliar no desempenho real dos equipamentos. Incluindo os componentes individuais e criando um instantâneo da operação real.

Modelos detalhados de análise de sistemas termodinâmicos serão usados para avaliar o desempenho do sistema no processo de análise de gases refrigerantes. Os resultados da avaliação de desempenho serão avaliados e entregues em um laudo que deverá constar a assinatura do químico responsável pelo processo de análise de gases refrigerantes. Os dados obtidos deverão ser apresentados de forma gráfica e incluem os dados de:
• Eficiência do sistema
• Potencial de energia e redução de custos
• Desempenho dos equipamentos.
A eco-gas possui um alto padrão de treinamento e capacitação das equipes que realizam a análise de gases refrigerante, visando sempre a satisfação do seu cliente e o equilíbrio com o ambiente.

Top